A busca por Deus

A busca por Deus ou algo maior e mais poderoso é uma realidade em todo o mundo. Apesar de existirem muitos ateus (não acreditam em Deus) e agnósticos (duvidam sobre a existência de Deus),[1] a grande maioria da população mundial[2] acredita no ser (ou seres) divino(s).


Existem muitos argumentos racionais e inteligentes que elevam o acreditar em Deus. Pode-se destacar o argumento cosmológico, o qual revela um originador do nada para o universo. O design inteligente também defende um Criador sábio para as proporções, cores, desenhos, etc. na natureza.


O argumento étnico exalta a realidades de que cada tribo, povo ou nação tem uma noção sobre divindade. Semelhantemente a este último, o argumento psicológico revela que ninguém nasce ateu, porém se torna.[3] Faz parte do ser humano acreditar em um ser divino e buscá-lo.


O filme vencedor do Oscar no ano de 2012, The Life of Pi (As Aventuras de Pi) reflete estes últimos dois argumentos: étnico e psicológico. Pi Patel (Suraj Sharma), um menino indiano, começa cedo em sua vida querendo descobrir os mistérios dos deuses ao procurar neles respostas para a vida. Sendo indiano, reconhecia muitas divindades de sua nação. Entretanto, chega um momento em sua via que lhe é apresentado Jesus Cristo, como um deus que morre por suas criaturas. Passado algum tempo, também lhe é apresentado um deus chamado Alá.


O comentarista Francisco Russo descreve o filme assim: “Há um forte lado religioso impregnado na história, de início pregando a possibilidade de que alguém possa ser temente a três crenças ao mesmo tempo. ‘A fé é uma casa de muitos quartos’, diz o já adulto Pi em determinado momento”.[4] No final do filme, percebe-se que além da aventura inacreditável vivida por este jovem, o tema principal é que a busca por Deus está no coração de cada ser humano, que é direcionada por alguma religião.


Não entrando na janela da crítica a nenhuma das religiões, este filme revela como os argumentos em prol da existência de um Deus são reais no campo das etnias e da psicologia. Mesmo que existam conflitos nas religiões para entender quem é Deus, duas verdades se defendem: (1) Deus existe e (2) os seres humanos buscam conhecer quem é Ele.



[1] LIESSI, Hebert D. Implicações do gnosticismo na teologia cristã contemporânea. Monografia apresentada na Faculdade Adventista da Bahia. Cachoeira-BA, 2011.
[2] Disponível em: <http://issuu.com/educacaoadventista/docs/conexao_2tri_2012>. Acesso em: 24 mar. 2013.
[3] SUAREZ, Adolfo S.; De BENEDICTO, Marcos; SILVA, Rodrigo P. Ensino Religioso. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2009, p. 13. Fasc. 1, mod. 2 (Sistema Inter@tivo de Ensino).
[4] Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-54343/criticas-adorocinema/>. Acesso em: 24 mar. 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EVA = ‘AUXILIADORA’ DE ADÃO? ‪#‎rpsp‬

Veganismo e adventismo

Curiosidades sobre o ministério Adventista.