Por que o Ensino Religioso? – parte 1



Muitos têm dúvidas da importância da matéria de Ensino Religioso na escola. Este artigo abordará a visão das filosofias sobre a religião.


Os alunos chegam à escola para estudar vários tipos de assuntos dentro de muitas matérias. A Educação Adventista, que não é a única, oferece aulas de Ensino Religioso. Muitos alunos perguntam o porquê de estudar essa matéria, pois, em sua ênfase curricular, não será cobrada nos vestibulares. Muitos alegam que é uma matéria desnecessária para o mundo pós-moderno e até chegam ao ponto de afirmarem que é proselitismo. Para responder às dúvidas de muitos pais e alunos, estes artigos serão crucialmente necessários para se entender o valor das aulas de Ensino Religioso.


A “parte 1” mostrará o que é religião e suas ênfases de estudos no campo da ciência. A segunda parte abordará a visão das filosofias sobre a religião. A terceira explicará mais detalhadamente como a pós-modernidade vê a religião e, na última parte, o que a Bíblia fala sobre o assunto.


Inicialmente, Religiologia é um campo separado da ciência, pois estuda a religião e seus fenômenos. Etimologicamente a palavra Religiologia é derivada da língua grega, significando: “Aprender sobre religião” ou “estudo da religião”.[1] É interessante ressaltar que religião não é ciência, pois se baseia em métodos não empíricos. Entretanto, o campo da Ciência da Religião, ou Religiologia, pode ser considerado ciência, logo que se usam métodos empíricos ao analisar as religiões e suas expressões.[2]


O aluno que começa uma aula de Ensino Religioso vai logo saber que não se trata somente de Bíblia, o que terá uma ênfase destacada. Ele aprenderá que Religião é uma tentativa humana de ligar-se com Deus, ou uma divindade. Religião vem do latim Re-ligare, que significa “voltar a ligação”, ou “reunir-se”.[3] Segundo a Real Academia Española,[4] Religião é um conjunto de crenças ou dogmas sobre a divindade, de sentimentos de veneração ou temor; normas morais para a conduta individual e social.


Em conclusão, quando o aluno ler os módulos[5] desta matéria, encontrará respostas para muitas perguntas que o mundo não religioso infectou sua mente. Através do Ensino Religioso, que é uma matéria interdisciplinar, ele estudará filosofia, sociologia, história, literatura, etc., além de temas contemporâneos sobre ética social e bioética.


E o mais importante, ele terá a oportunidade de cada dia ter um encontro com Deus, uma “re-ligação” com o Criador e Salvador de sua vida, mostrando o propósito de sua existência e os valores a serem aprendidos.




Por Hebert D. Liessi

www.facebook.com/religiaorelevante


[1] Disponível em: <http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=pl&u=http://pl.wikipedia.org/wiki/Religiologia&prev=/search%3Fq%3Dreligiologia%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1239%26bih%3D677&sa=X&ei=3UVYUf_xOpCo8AT6_4HoAQ&sqi=2&ved=0CDQQ7gEwAA>. Acesso em: 31 mar. 2013.
[2] Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%A3o>. Acesso em: 31 mar. 2013.
[3] Ibid.
[4] Disponível em: <www.rae.es/rae.html>. Acesso em: 31 mar. 2013.
[5] Um exemplo de leitura: SUAREZ, Adolfo S.; De BENEDICTO, Marcos; SILVA, Rodrigo P. Ensino Religioso. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2009. p. 13. Fasc. 3, mod. 15 (Sistema Inter@tivo de Ensino).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EVA = ‘AUXILIADORA’ DE ADÃO? ‪#‎rpsp‬

Veganismo e adventismo

Curiosidades sobre o ministério Adventista.