Por que o Ensino Religioso? – parte 4

Como já estudamos nas partes anteriores, vimos que o Ensino Religioso tem como objetivo “re-ligar” as pessoas a Deus. Mesmo com as dificuldades de interpretação e ataques nos séculos passados, a Religião pós-moderna alcançou um lugar importante, de modo diferente, na vida das pessoas.

Essa religião pode ser representada pelo espiritualismo (o sentir-se espiritual, sem pertencer a uma religião-denominação). Muitos dizem que pertencem a uma confissão religiosa, porém, aproximadamente metade frequenta os serviços religiosos e pratica suas crenças. [1]

A religião pós-moderna afirma que você poder ser secular (não ligar-se a uma igreja-religião) [2] e estar salvo. Você pode crer em um Deus ou vários. Ela chega até a afirmar que não há uma religião correta, pois há verdades em todas. E que Deus pode ser encontrado fora das igrejas, por isso o secularismo das pessoas. [3] Mesmo que a Religião, dentro desses moldes, esteja em “alta” nesta sociedade, será mesmo isso o significado do verdadeiro “re-ligare” com Deus de acordo com a Bíblia? Vejamos:

A Bíblia ensina que a verdadeira Religião é vista como uma parte inseparável de toda a vida. Em Romanos 12:1-2 diz: “Portanto, queridos irmãos, eu apelo pelas misericórdias de Deus que vocês ofereçam seus corpos a Deus. Que eles sejam sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Esta é a verdadeira adoração (culto racional) que vocês devem oferecer a Deus. Não imitem os costumes deste mundo, mas sejam, cada um, uma pessoa nova e diferente, mostrando uma sadia renovação em tudo quanto faz e pensa”. [4]

Nós, como pessoas pós-modernas, não podemos ser tentados pela maneira de pensar de nosso tempo sobre Religião. Temos que sempre ser guiados pelas Escrituras Sagradas, as quais são imutáveis por séculos. Não devemos ir para a igreja num certo momento da semana pedindo as bênçãos de Deus e, depois, no resto da semana, fazer e pensar coisas diferentes ou discordantes de nossa crença.

O Ensino Religioso é especificamente importante para nossos alunos, pais, etc., pois ensina que o verdadeiro culto a Deus deve ser uma vida cotidiana coerente, íntegra, salvadora, ajudadora e transformadora. Essa matéria está formatada para que, quando os alunos aprendam sobre Deus e Sua Palavra, possam ter a opção de serem melhores cidadãos, melhores filhos, melhores profissionais e de serem salvos pela graça de Jesus.

Fica a dica do por que Ensino Religioso: viver a Religião é ter um estilo de vida saudável e construtivo, individual e familiar, abarcando a totalidade da vida humana, que se organiza ao redor de Deus. Uma vida assim é o maior argumento de que Deus existe. [5]

Por Hebert D. Liessi

[1] PEREYRA, Mario; ESPINOSA, Enrique. La posmodernidad desde la perspectiva profetica.Libertador San Martin: Bienestar Psicologico Editorial, 2000. p. 43-45.

[2] Leia o artigo de Marcos De Benedicto: “A igreja e o mundo secular”. SUAREZ, Adolfo S.; De BENEDICTO, Marcos; SILVA, Rodrigo P. Ensino Religioso. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2009, p. 38. Fasc. 3, mód. 15 (Sistema Inter@tivo de Ensino).

[3] PEREYRA, p. 45.

[4] Nova Bíblia Viva. São Paulo: Mundo Cristão, 2010. (adição da expressão em itálico da versão João Ferreira de Almeida). Leia também Deuteronômio 6:1-9; I Coríntios 11:3; Colossenses 3:17.

[5] SUAREZ, Adolfo S.; De BENEDICTO, Marcos; SILVA, Rodrigo P. Ensino Religioso. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2009, p. 14. Fasc. 1, mód. 2 (Sistema Inter@tivo de Ensino).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EVA = ‘AUXILIADORA’ DE ADÃO? ‪#‎rpsp‬

Veganismo e adventismo

Curiosidades sobre o ministério Adventista.